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segunda-feira, 4 de abril de 2022

Prefeitura inicia processo de adaptação das escolas para inclusão social e mobilidade

 

Buscando sempre melhorar a educação do município e trazer a inclusão social para o ambiente escolar, a Prefeita Cátia Ribeiro, visitou a Escola Águida Amâncio, no Distrito do Jacu, para aprovar a rampa que foi construída para facilitar a mobilidade e o acesso à sala de aula ao estudante cadeirante, Leonardo da Silva, 20 anos, do 9º ano.


A rampa foi uma reivindicação diante da dificuldade que o aluno tinha de chegar à sala, antes mesmo da Prefeita assumir a gestão do município, o que aguçou o olhar já atento e sensível da Chefe do Poder Executivo de Jataúba.


Quando assumi, vim visitar a escola e pedi rapidez para providenciar e concluir esse projeto. E quando recebi um pequeno filme do aluno descendo a rampa na maior alegria, algo que ele nunca teve o prazer de chegar à sala de aula na cadeira de rodas, sempre nos braços de alguém, foi muito gratificante! Observar que a gente pode proporcionar algo que para nós é tão simples, mas para aquela criança é de tamanha importância; e saber que hoje ela vai para escola com satisfação. É quando percebemos que só precisamos de um pouco de boa vontade para transformar uma coisa simples em um projeto tão bonito, que faz a vida de uma pessoa diferente. Isso é muito gratificante para nós, não só como gestora, mas como pessoa humana”, conclui a Prefeita Cátia Ribeiro.

Para o aluno Leonardo da Silva essa obra significa a continuação e conclusão dos seus estudos, “sem a rampa era muito difícil, sempre alguém tinha que me carregar até a sala. Se eu pensava em desistir, agora eu não penso mais, estou muito feliz aqui na escola com os meus amigos”, resumiu Leonardo toda sua felicidade.


Acompanhada da Dirigente Municipal de Educação, Roseane Chaves e da Coordenadora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Liviane Brito, além do Vereador Zuza do Jacú, a Prefeita aproveitou para visitar outras escolas da Zona Rural e estudar projetos de acessibilidade e verificar as reais condições dessas unidades de ensino.

É um olhar sensível de uma gestão voltada não apenas para a inclusão, mas também para melhorar as condições de cada escola, transformando assim em um ambiente agradável para professores, funcionários e alunos.

Fonte: ASCOM SEDUC / Jataúba-PE

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