O canal da transposição das águas do Rio São Francisco da cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba, está sem receber águas, há vários dias.
De acordo com informações obtidas pelo portal, o bombeamento foi suspenso devido a um problema na estação elevatória EBV-02 que estaria em manutenção.
No local onde acontece o encontro das águas do Rio São Francisco com o Rio Paraíba, na entrada do município de Monteiro, animais estão se alimentado dentro do rio. As grades de proteções do desemboque do rio, estão danificadas colocando em risco, a vida de turistas que param para ver as águas do Velho Chico no local.
Ainda de acordo com informações, mesmo sem receber as águas do São Francisco, há vários dias, as comportas dos açudes de Porções e Camalaú, que são abastecidos pelo canal, estão abertas, com intuito de levar água para o açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão.
OPIPOCO
Em agosto, o MDR tinha autorizado o aumento da vazão para 4,7m³/s (4mil e setecentos litros por segundo), com duração de 60 dias (26 Agosto a 25 Outubro). Porém, com 14 dias, após o aumento da vazão, às bombas foram novamente desligadas. O mais incrível é que não falta água para Pernambuco. Apenas(todas as vezes), o canal do Eixo Leste em Monteiro, é desligado. Fecham apenas as comportas do manancial de Barro Branco, que libera água pra Monteiro. Já pra Pernambuco as Bombas da EBV's continuam a todo vapor. É UM GRANDE MISTÉRIO!
Com essas atitudes, o MDR só prejudica mais ainda a imagem do Presidente Jair Messias Bolsonaro na região. FATO ESTE LAMENTÁVEL.
Blog do Alberto Barbosa
IMAGENS: SITE OPIPOCO
0 comentários:
Postar um comentário