PROMOÇÃO REDE SKY

PROMOÇÃO REDE SKY
PARCERIA NOS EVENTOS

SEU FUTURO COMEÇA AQUI !

SEU FUTURO COMEÇA AQUI !
Aulas durante a semana e aos sábados!

TEMPO EM JATAÚBA - PE

sábado, 9 de outubro de 2021

A Cultura de Jataúba é destaque em exposição na cidade de São Paulo

São 11 fotos que retratam a diversidade cultural e as belezas do município expostas no metrô da maior capital da América Latina

A convite do fotógrafo Evaldo Parreira, a Secretaria de Educação, Esportes, Cultura, Turismo e Lazer de Jataúba, participa da exposição “Belezas do Brasil - Rota da Aventura e do Ecoturismo”, durante os meses de setembro a novembro de 2021 e fevereiro a abril de 2022, no metrô de São Paulo.

O projeto é uma parceria do fotógrafo Parreira, com a concessionária ViaMobilidade e as cidades que fazem parte da Rota da Moda e do Ecoturismo de Pernambuco, Jataúba, Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte. As fotos estão representadas em 20 pranchas divididas em 10 painéis frente e verso, que contam em imagens um pouco do potencial turístico e cultural do Agreste de Pernambuco. O projeto se estende por 6 estações das Linhas 4 (amarela) e 5 (lilás) e ficará em cartaz até abril de 2022.

A secretária de Educação do Município, Roseane Chaves, explicou a importância de participar da exposição. “O mais importante é a valorização da cultura da nossa terra, é uma oportunidade de mostrar o potencial do setor cultural e turístico da cidade e do nosso povo se sentir prestigiado”, analisa a secretária Roseane.

Jataúba levou o melhor da renda renascença, vaquejada, pega de boi, caprinocultura, arte do couro, do barro e da palha, banda de pífano, cordel, repentistas, coquistas e aboiadores. O artesão que trabalha com couro, Inácio Guimarães, falou da alegria de ter sua arte retratada em São Paulo, “Morei em São Paulo por 26 anos e hoje, ter meu trabalho com couro em exposição na cidade que vivi boa parte da minha vida, é motivo de satisfação, espero que milhares de pessoas e nordestinos vejam”, finalizou seu Inácio de 85 anos de idade.     

Com mais de vinte anos de carreira e com exposições nos Estados Unidos e Europa, o fotógrafo Evaldo Parreira, realiza um mergulho no universo do Agreste e Sertão Nordestino captando imagens que retratam a diversidade cultural e turística da região. “Sou nordestino e faço questão de divulgar a nossa região. Passei entre três a quatro dias em cada cidade, achei fantástico a renda renascença e a energia das rendeiras de Jataúba, é uma cidade com grande potencial turístico e cultural que encantou meus olhos e precisa ser mais divulgada”, comentou entusiasmado Parreira.

Para o Diretor de Cultura da cidade, Geraldo Silva, essa é uma oportunidade única de Jataúba divulgar toda sua diversidade cultural. “Estamos mostrando em São Paulo que o Nordeste tem muito mais riquezas do que eles imaginam, que essa história de fome é passado. Como milhares de nordestinos, muitos filhos da terra vivem em São Paulo e certamente irão se identificar com as fotos. Estamos nesta exposição “jataubando” no Sudeste de país”, conclui Silva.   

Neste primeiro momento participaram do projeto, Belezas do Brasil, os estados de Pernambuco, Bahia e Alagoas. Na segunda etapa, serão registradas fotos dos estados da Paraíba, Piauí, Sergipe e da região do Jalapão, no Tocantins. 

A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 101,1 km de extensão e 89 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente. Para evitar aglomerações, a exposição também será divulgada na página oficial da concessionária no Facebook (https://www.facebook.com/ViaMobilidadeSP).

Você que é filho da terra e está em São Paulo, não deixe de reverenciar sua cidade, Jataúba!

Fonte: Ascom Seduc/Jataúba-PE / Por: Leonardo Gomes

Fotos: Evaldo Parreira














Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário