PROMOÇÃO REDE SKY

PROMOÇÃO REDE SKY
PARCERIA NOS EVENTOS

SEU FUTURO COMEÇA AQUI !

SEU FUTURO COMEÇA AQUI !
Aulas durante a semana e aos sábados!

TEMPO EM JATAÚBA - PE

domingo, 13 de junho de 2021

CONHEÇA A CENTENÁRIA CAPELA DA VILA DO JACÚ - HISTÓRIA E CULTURA

 

Os primeiros habitantes do distrito do Jacú foram os índios Flamengos popularmente conhecidos por índios Caboclos brabos, os mesmos chegaram a região fugindo do Litoral nordestino para não serem escravizados pelos portugueses.


Conta-se que no período colonial um padre jesuíta acompanhado por guardas portugueses chegou à região onde fica atualmente a Vila com o objetivo de evangelizar indígenas. Entre os vários pertences trazidos para a catequização dos índios havia uma imagem pequena de Santo Antônio de Lisboa. No ano de 1557 os índios estavam e em fase de catequização e incentivados pelos padres jesuítas construíram com pedra uma pequena capela onde foi colocada a imagem de santo Antônio para veneração. Segundo informações a primeira casa foi construída nesse lugar em 1541 quatro anos depois da Fundação de Olinda como Vila em 1537.


No período dos séculos XVI e XVII eram os índios que cuidavam da capela e além de cultuar os santos usavam o lugar para enterrar seus mortos. Em meados do século XVIII já surgiram mais famílias não indígenas na localidade, as famílias de João Avelino e de Jose Candido Ferreira, nesse período segundo relatos de descendentes quem cuidava da Capela era o senhor José Candido Ferreira e foi ele quem comprou a imagem maior de santo Antônio de Lisboa, a mesma teria vindo de Portugal. No inicio do século XIX ainda havia marcas de sangue nas paredes da capela deixadas pelos índios. 




Em 1958 resolveram reformar a capela e iniciaram uma campanha pelas cidades vizinhas com a imagem de Santo Antônio, e em 1959 foi dado início a reforma, o teto foi elevado e foi construída uma torre. A reforma foi concluída em 26 de dezembro de 1961 e nessa época a igreja já recebia muitos devotos vindos de diversas localidades. 


A capela de Santo Antônio na Vila do jacu é considerada um importante ponto de devoção e turismo religiosos. A festa do Padroeiro que é realizada em junho e de São Bernardo em agosto recebem milhares de devotos.

CONFIRA MAIS IMAGENS


























Turismo e Cultura de Jataúba


Blog do Alberto Barbosa













Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário