REDE SKY

REDE SKY
PARCERIA NOS EVENTOS

SEU FUTURO COMEÇA AQUI !

SEU FUTURO COMEÇA AQUI !
Aulas durante a semana e aos sábados!

TEMPO EM JATAÚBA - PE

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Tovar Correia visita Monteiro e constata problemas no Eixo Leste da Transposição

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) vai se reunir com a bancada federal paraibana, com o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e com representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf) para buscar soluções sobre a paralisação do bombeamento das águas da transposição do Rio São Francisco no município de Monteiro. Ele visitou a cidade nessa quarta-feira (3).

Ao chegar ao canal, o parlamentar considerou haver falta de gestão no Eixo Leste. Nas próximas semanas, o deputado irá a Brasília para questionar as autoridades responsáveis pela obra.

“Precisamos saber do Governo Federal o motivo do bombeamento estar parado por tanto tempo, comprometendo a chegada das águas do Rio São Francisco à Paraíba. Vou solicitar audiência e indagar, pessoalmente, o que será feito para sanar os problemas estruturais do canal e se as águas poderão ser usadas para fins comerciais”, enumerou o parlamentar, que quer ainda o apoio da bancada federal paraibana.

Também na visita, Tovar foi até os municípios pernambucanos de Sertânia e Custódia, que também compõem o bombeamento no Eixo Leste, e verificou que em ambos as obras não estão paradas. Em Sertânia, apesar da boa conservação, há retiradas clandestinas de água e furto de equipamentos. Já em Custódia, o parlamentar averiguou que a estação de bombeamento opera com capacidade reduzida, já que não possui aporte hídrico para a Paraíba.

Questionaremos ao Governo do Estado o que a gestão planeja, se já há algo em andamento e quais são os projetos a serem executados com essas águas do Projeto de Integração. É preciso do engajamento do governador João Azevêdo, já que a Paraíba é a maior interessada que a transposição continue”, pontuou.

O descaso perdura e com o passar do tempo, até mesmo o que já foi feito será deteriorado. É preciso uma medida urgente, uma resposta efetiva do Governo para que a Paraíba seja finalmente contemplada com as águas do Rio São Francisco”, afirmou. 


Cariri Ligado

Imagens: Redes Socias do Deputado - ASCOM


Blog do Alberto Barbosa

Segue vídeos que fiz ano passado, na EBV-06, que mostram as bombas ligadas e, os reservatórios cheios. Principalmente o 'Barro Branco' em Sertânia, onde, quando as comportas abertas, deixa o Rio Paraíba perene. O Eixo Leste, está apenas servindo a Compesa(as adutoras), não sei qual acordo eles fizeram. Porém prejudicaram sim, os ribeirinhos do leito, rio abaixo, no cariri paraibano. 

Assista os vídeos abaixo e comprove que a transposição já voltou, menos pra PB.








Blog do Alberto Barbosa
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário