REDE SKY

REDE SKY
PARCERIA NOS EVENTOS

SEU FUTURO COMEÇA AQUI !

SEU FUTURO COMEÇA AQUI !
Aulas durante a semana e aos sábados!

TEMPO EM JATAÚBA - PE

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

SES-PE lança e-book e podcasts com orientações para evitar acidentes com crianças em casa

 

Em 2019, 12 crianças entre 0 e 9 anos faleceram após levarem um choque elétrico, e outras 6 tiveram como causa primária uma queda. De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), no ano passado, não foram registradas mortes nem por envenenamento nem por exposição à fumaça, fogo ou chamas. Esses são alguns dos agravos destacados no e-book e podcasts “Brincando sem aperreio”, disponibilizado gratuitamente para que pais, responsáveis, educadores e os próprios meninos e meninas possam, de forma lúdica e simples, aprender como evitar incidentes dentro de casa. O material, que pode ser baixado no https://cutt.ly/ugZj14f, foi produzido pelo Núcleo de Telessaúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional de Atenção Básica e Saúde da Família de Jaboatão dos Guararapes.

O e-book possui cerca de 100 páginas, todas ilustradas e com textos curtos e diretos, sempre mostrando, primeiro, as medidas de prevenção para evitar os acidentes e, em seguida, o que fazer caso ocorra. Para evitar choque elétrico, por exemplo, indica-se colocar protetor nas tomadas que não estão sendo usadas e ficar atento para que as crianças não puxem os fios dos eletrodomésticos em uso. Se acontecer o choque, é importante desligar o disjuntor de energia, para interromper a corrente elétrica e ligar para o Samu (192) caso haja gravidade.

Para evitar quedas, é importante não deixar escadas, bancos ou outros objetos que possam ser escalados perto de janelas e varandas, que, se possível, devem ter telas de proteção ou serem mantidas fechadas. Não deixar a criança em áreas que estão sendo limpas – chão molhado ou encerado – e colocar tapete antiderrapante no banheiro. Em caso de queda leve, pode ser colocado gelo na área atingida. Se a criança dormir em seguida, é necessário acordá-la de hora em hora e verificar o nível de consciência, fazendo perguntas do cotidiano. Se a queda for de uma altura considerável ou diante de risco de lesão na coluna cervical, é preciso manter a criança imobilizada e chamar imediatamente o Samu.

“Basta um ‘piscar de olhos’ e podem ocorrer acidentes com crianças em casa. Mas é possível evitar com medidas simples. Em todas as casas têm riscos para acidentes, mas, muitas vezes passam despercebidos pelos cuidadores e familiares. O ‘Brincando sem aperreio’ foi elaborado para contribuir com as orientações sobre como evitá-los e o que fazer quando acontecem”, destacou a coordenadora de Teleducação do Núcleo de Telessaúde da SES-PE, Talita Monteiro. Além da coordenadora, participaram da elaboração do material os profissionais residentes Maísa Estevam (Terapeuta Ocupacional), Neila Alves (Fisioterapeuta) e Wagner Sarmento (Enfermeiro).

Além do e-book, também foi produzida uma série de podcasts abordando os temas também de forma lúdica e didática. Até agora foram publicados dez episódios, com cerca de 4 minutos cada. Eles estão disponíveis no Deezer, Spotify e Soundcloud e podem ser acessados a partir do link https://cutt.ly/ugZj14f.



ASCOM - Portal Saúde Gov_PE

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário