1° LUGAR REFERÊNCIA EM PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA - CARIRI EM AÇÃO

1° LUGAR REFERÊNCIA EM PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA - CARIRI EM AÇÃO
OBRIGADO JATAÚBA!

PROGRAMAÇÃO SÃO JOÃO 2019

REDE FÁCIL CONSTRUÇÃO JATAÚBA

REDE FÁCIL CONSTRUÇÃO JATAÚBA

REDE SKY

REDE SKY
PARCERIA NOS EVENTOS

SEU FUTURO COMEÇA AQUI !

SEU FUTURO COMEÇA AQUI !
Aulas durante a semana e aos sábados!

TEMPO EM JATAÚBA - PE

sexta-feira, 12 de abril de 2019

SAMU de Jataúba conta com duas ambulâncias devidamente equipadas para atender a população


Após algumas reclamações a equipe do Blog Folha de Jataúba visitou as instalações da base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do município de Jataúba para entender melhor o serviço que está sendo ofertado a população.

De pronto fomos recebidos pela coordenadora local Thaiza Millena que nos apresentou as instalações que oferecem todo o conforto aos socorristas de plantão. Atualmente a base do SAMU de Jataúba dispõe de quartos masculino e feminino devidamente equipados, climatizados, sala ante-estresse, dispensa com alimentos e cozinha para que os mesmos possam em situações emergenciais fazer suas refeições, já que como acontece em vários municípios as refeições geralmente acontecem no hospital local fato que também acontece no município.
Ambulância antiga
O SAMU de Jataúba conta atualmente com duas ambulâncias totalmente equipadas, sendo que uma foi entregue no final do ano de 2018, no entanto, a unidade mais antiga está em plenas condições de uso com todos os equipamentos necessários para o pronto atendimento de emergência. Além dos equipamentos que compõem os veículos todas as medicações estão disponíveis as equipes bem como macas reservas, talas e um aparelho para realização de eletrocardiograma, esse último segundo informações repassadas pela equipe dos municípios do polo de confecções Jataúba é um dos únicos que dispõe.
“A nossa base atendente todas as exigências, temos cumprido todos os pré-requisitos exigidos e por isso no final do ano passado recebemos uma ambulância 0km”, destacou Thaiza. Que ainda nos informou que todos os passos dos socorristas de plantão são monitorados pela central reguladora que funciona na cidade de Caruaru.

“Temos três telefones cadastrados com a central 192 que ao receber as ocorrências entra em contato com a base e envia a equipe para o local da ocorrência, os socorristas estão em alerta total e quando se ausentam da base seja pra fazer as refeições, abastecer o veículo ou qualquer outra coisa só fazem se a central autorizar, e mesmo se ausentando da base continuam em alerta ou QAP e de onde estiverem são acionados pela central caso seja necessário”, disse a coordenadora. A coordenadora informou que se os socorristas estiverem iniciando no meio da refeição se houver um chamado os mesmos tem que deixar tudo e seguir para o local da ocorrência.
Ambulância nova
Outro fato abordado foi que em hipótese alguma a equipe pode sair para realizar um socorro se não for autorizada pela central, mesmo que o solicitante esteja presente e não se configure um trote. Segundo Thaiza e os plantonistas Edmundo e Amaro que estavam de plantão em decorrência da equipe sair sem a devida autorização o município pode ser punido e até mesmo perder a unidade, sendo assim todos os trâmites legais exigidos por lei devem ser seguidos o logo que acionados pela central a equipe irá se deslocar para o local da ocorrência no menor tempo possível.

Lembrando que em caso de acidentes ou qualquer ocorrência o socorro deve ser acionado através do 192, caso haja dificuldades em acionar o serviço o solicitante deve insistir e jamais mexer na vítima, pois, corre o risco de aumentar a gravidade ou até mesmo levar a óbito. O SAMU é um serviço essencial e tem salvado milhares de pessoas desde que foi lançado no País.


Imagens: ASCOM SAMU
Jota Silva / Folha de Jataúba
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário