![]() |
Foto: Arte/DP (Foto: Arte/DP) |
O Ibope divulgou na noite desta quarta-feira (3), uma nova pesquisa com as intenções de voto para a Presidência da República. O candidato Jair Bolsonaro (PSL) continua líder nas pesquisas, agora com 32%, oscilando um ponto percentual desde o último levantamento. Fernando Haddad (PT) foi de 21% para 23% e segue na segunda colocação. Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), oscilaram um ponto para baixo e marcam 10% e 7%, respectivamente.
3.010 eleitores foram entrevistados entre os dias 1º e 2 de outubro, segunda e terça, o que significa que o cenário de ontem, retratado pelo Datafolha, é mais atual do que o divulgado hoje pelo Ibope. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Marina Silva (Rede) manteve o mesmo índice desde o último levantamento: 4%. João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) têm 2%. Alvaro Dias (Podemos) e Cabo Daciolo (Patriota) registram 1%. Brancos e nulos somam 11% e indecisos representam 6%, um ponto percentual a mais desde a última pesquisa.
O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de São Paulo"
Ibope também pesquisou cenários para o segundo turno e a rejeição dos candidatos
2º turno: Ciro é o único que venceria Bolsonaro; Haddad e Alckmin empatam

O Ibope também pesquisou no levantamento desta quarta-feira (3), as intenções de voto para o segundo turno da corrida presidencial. Levando em conta os principais cenários pesquisados pelo instituto, Jair Bolsonaro (PSL) empataria com Fernando Haddad e Geraldo Alckmin (PSDB), e perderia para Ciro Gomes (PDT) em um eventual segundo turno.
Na disputa entre Haddad e Bolsonaro, o petista marca 43% contra 41% do candidato do PSL. Brancos e nulos somam 13% e indecisos, 3%. O resultado caracteriza um empate técnico. A situação também ocorre entre Bolsonaro e Alckmin. O tucano aparece com 41%, contra 40% do deputado. Brancos e nulos têm 16% e 3% dos eleitores não sabem ou não responderam.
O cenário contra Ciro é o único que mostra uma derrota do atual líder nas intenções para o primeiro turno. O pedetista têm 46%, contra 39% de Bolsonaro. Brancos e nulos são 13% e 3% estão indecisos.
O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de São Paulo". 3.010 eleitores foram entrevistados entre os dias 1º e 2 de outubro, segunda e terça, o que significa que o cenário de ontem, retratado pelo Datafolha, é mais atual do que o divulgado hoje pelo Ibope.
Rejeição
O Ibope também pesquisou os índices de rejeição dos candidatos a Presidência. Os eleitores foram perguntados em qual presidenciável eles não votariam de forma alguma, podendo, inclusive, citar mais de um. Desta forma, a soma das porcentagens ultrapassa os 100%.
Na frente das intenções do primeiro turno, Bolsonaro e Haddad lideram com folga os índices de rejeição. Bolsonaro segue como o mais rejeitado, com 42%. Logo atrás aparece Haddad, com 37%.
Distante da polarização entre o petista e o candidato do PSL, aparece Marina em terceiro, com 23%. 17% do eleitorado afirma não votar em Alckmin de jeito nenhum, enquanto 16% não cogita o voto em Ciro.
Foto: Arte/DP (Foto: Arte/DP)
Diário de Pernambuco
Com Informações: G1/Folha SP
0 comentários:
Postar um comentário