Promoção Magazine Luiza e Você

VESTIBULAR - INSCRIÇÕES ABERTAS

VESTIBULAR  - INSCRIÇÕES ABERTAS
FACULDADE DO CARIRI

PREVINA-SE!

PREVINA-SE!
NOSSO BLOG APOIA ESSA CAUSA

REDE FÁCIL CONSTRUÇÃO JATAÚBA

REDE FÁCIL CONSTRUÇÃO JATAÚBA
1° FEIRÃO DO ANO

APOIO: REDE SKY

APOIO: REDE SKY
PARCERIA NOS EVENTOS

SEU FUTURO COMEÇA AQUI !

SEU FUTURO COMEÇA AQUI !
Aulas durante a semana e aos sábados!

TEMPO EM JATAÚBA - PE

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

CHOVE GRANIZO EM CIDADES DO SERTÃO PARAIBANO; VEJA VÍDEO

“Oww Glória a Deus, pedra de gelo, pedrinha de gelo”, vibrou um morador do sítio Alto Quente, que fica na região de Mata Grande, zona rural de Conceição

Resultado de imagem para Chove granizo  Paraíba
Chuva de granizo, na PB - Imagem; Reprodução/Rede Sociais

Na Paraíba, o período chuvoso no Sertão, Cariri e Curimataú coincidem com o Verão. Nos últimos dias, moradores de várias cidades dessas regiões têm relatado ocorrência de chuvas acompanhadas por fortes ventos e trovoadas.

De acordo com especialistas no assunto, a chuva de granizo ou “chuva de gelo”, como é popularmente conhecida, ocorre quando uma nuvem se desenvolve de forma vertical e em seu topo forma cristais de gelo. “As nuvens crescem entre 10 e 12km de altura, e devido a baixa temperatura tende a cair em forma de gelo”, explicou um especialista.
"Foi muito lindo, um cenário formidável, encantador. Foi muito gelo, mudou a paisagem do sertão, uma coisa que nunca se viu aqui em Conceição. Um friozinho gostoso chegou de vez", explicou um morador do sítio Alto Quente, que registrou o fenômeno.
Oww Glória a Deus, pedra de gelo, pedrinha de gelo”, vibrou outro morador.
Conforme especialistas, em regiões mais altas, como no caso do Distrito de Mata Grande, a distância entre as nuvens é menor, tornando possível a percepção do fenômeno natural.
Granizo

Granizo (ou saraiva) é a forma de precipitação que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo. Essas pedras, na Terra, são compostas por água no estado sólido e medem entre 5 e 200 mm de diâmetro, sendo as pedras maiores provenientes de tempestades mais severas. A queda de glóbulos ou pedaços de gelo que têm entre 5 e 50 mm ou mais de diâmetro é denominada saraiva, sendo que este termo também é utilizado por muitos institutos meteorológicos para se referir a qualquer tempestade com queda de gelo.
 O código Metar classifica como GR o granizo com 5 mm de diâmetro ou mais, enquanto que quando há pedras menores é codificado como GS. É possível, dentro da maioria das tempestades, o granizo ser produzido pelas nuvens cumulonimbus. Sua formação requer ambientes de forte movimento para cima da atmosfera da tempestade (semelhante aos furacões) e baixa altura do nível de congelamento. É mais frequente a formação ocorrer no interior dos continentes, dentro de latitudes médias da Terra, confinando-se a altitudes mais elevadas dentro dos trópicos.



Vídeo: Reprodução/WhatsApp
Com Informações; Vale do Piancó Notícias
Blog do Alberto Barbosa





Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio