
Dando continuidade às ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura municipal de JATAÚBA, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, nesta quarta-feira (20/09), o Dia “D” de combate ao Aedes aegypti nos bairros da cidade onde tem o maior índice de infestação predial.

A ideia da campanha é que uma vez por mês, na última quarta-feira do mês, as brigadas locais de combate ao mosquito realizem a faxina semanal em busca de possíveis criadouros. “A realização da inspeção é importante porque em água parada, o mosquito se reproduz. E podem eclodir cerca de 400 ovos no período de um mês”,explica Ieda Freitas, coordenadora de Vigilância em Saúde.

O Aedes aegypti sobrevive por um período curto, em média 45 dias. A faxina semanal segue um check list, que pode ser utilizado por toda a população, que inclui vistoria de possíveis criadouros como tambor, potes, garrafas vazias e baldes, pneus, entre outros recipientes. O chek list e outras orientações acerca dos mosquitos Aedes aegypti e as arboviroses, a campanha recebeu o apoio de alunos e professores da rede pública de ensino, da comunidade em geral e da Rádio Jataúba FM.





ASCOM - Secretaria Municipal de Saúde

0 comentários:
Postar um comentário