Promoção Magazine Luiza e Você

SEU FUTURO COMEÇA AQUI !

SEU FUTURO COMEÇA AQUI !
Aulas durante a semana e aos sábados!

PROMOÇÃO NOVEMBRO AZUL!

REDE SKY! APOIO NA TRANSMISSÃO FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2018

REDE SKY! APOIO NA TRANSMISSÃO FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2018
APOIO NA TRANSMISSÃO FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2018 EM FULL-HD

TEMPO EM JATAÚBA - PE

terça-feira, 11 de julho de 2017

NÚMERO DE ACIDENTES COM ESCORPIÃO SOBE 25% EM PERNAMBUCO

Foto: Prefeitura de Formiga/Divulgação
No período de chuva, aumenta a preocupação com ataques de escorpião, já que uma das características do animal é se esconder em lugares úmidos. Entre os meses de janeiro e junho deste ano, aumentou em 25,8% o número de atendimentos no Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram 706 casos, 145 a mais do que a quantidade de notificações feitas no mesmo período de 2016.

De acordo com o Ceatox, por causa das chuvas, os escorpiões são desalojados das galerias de esgoto e águas pluviais, procurando abrigo nas residências, seja em sapatos, roupas ou na tubulação. A primeira medida para afastar os aracnídeos é retirar os entulhos dos quintais das casas, já que o principal alimento do animal é a barata, que se prolifera com facilidade em ambientes como caixa de esgoto, telha, lenha, madeira, tijolo.

Ainda segundo o centro, que funciona 24 horas por dia e presta informações à população pelo 0800.722.6001, em casos de acidente, é imprescindível lavar o local da picada apenas com água e sabão e seguir para a unidade de saúde mais próxima, para que seja feito o tratamento para dor local. No caso de criança de até 12 anos, em que há risco de morte, pode haver indicação do uso do soro contra o veneno.
Em Pernambuco, o soro para o tratamento da picada do escorpião está disponível no Hospital da Restauração (Recife), Hospital e Policlínica Jaboatão-Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) e Hospital João Murilo (Vitória de Santo Antão).

No interior, nos hospitais regionais de Limoeiro, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, além do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

Confira cuidados para evitar a presença de escorpião nas residências:

- Manter sempre limpas as instalações da propriedade, principalmente a área em volta da casa
- Conservar o quintal e o jardim sempre limpos
- Evitar o acúmulo de lixo e não amontoar objetos antigos em volta da casa
- Vistoriar cuidadosamente roupas e principalmente calçados antes de vesti-los, e toalhas antes de utilizá-las
- Usar telas e vedantes em portas e janelas, procurando tapar buracos e frestas existentes na casa
- Não andar descalço; ao adentrar em mata, utilizar calçado com a calça comprida por dentro das meias, perneiras ou botas de cano longo (que protejam até o joelho)
- Não colocar as mãos em buracos, tendo o cuidado ao sentar em pedras
- Não manusear esses animais, por mais inofensivos que eles pareçam ser
- Examinar cuidadosamente o local onde for apoiar ou encostar-se, quando fizer trilhas ou caminhadas em ambientes conservados.



Diário de Pernambuco

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio